Último episódio de Bleach comentado + Análise geral da saga FullBringer

The rain stopped again.

  O anime odiado mais amado de todos chega ao seu fim. Muita gente duvidou até o último segundo, mas está aí. Vamos a análise “tradicional” do que aconteceu no episódio e depois um balando do que foi a tão odiada saga dos Fullbringers. Não acho necessário comentar, mas tem SPOILERS.

  Desde já peço perdão por ter atrasado os posts dos epis 364 e 365, mas não creio que alguém que vá ler essa analise não tenha vistos os capítulos anteriores, então, vamos lá. BitchFace do Byakuya para vocês não perderem o costume.

  Tudo começa na correria com Ichigo versus Ginjou, ambos com suas bankais ativadas. Os capitães ali presentes declaram que vão embora, visto que Ichigo tinha tomado sua decisão. Assim explicam que o plano inicial era matar os dois shinigamis substitutos, mas como o morango mudou a rigidez da Soul Society ele teve o direito de escolher, e escolheu o continuar acreditando na SS. Tudo isso pela narração da Rukia ficou bem shipper. Se você é IchixRuki vai adorar. Só faltou ela falar “esse é meu macho!”

  Queria dizer que as falas dessa primeira metade do episódio são ótimas. Primeiro a  reflexão de Ginjou sobre o que teria acontecido se Ichigo fosse primeiro. Fica aquele clima de “será que poderíamos ter sido amigos?”. Ele descreve Ichigo com um olhar como o de quem o entende, mas mesmo assim o rejeita. Falem o que quiser, os momentos poéticos de Bleach estão aí para quem quiser ver.

  Bankai contra Bankai essa parte nos faz esquecer toda a humilhação pela qual o Morango passou tamanha é a surra que ele dá no Ginjou. Sério, e além de tudo, teve sangue! Muito sangue nesse episódio. Vemos a cena do Ichigo tão rápido que parece vários, coisa batidíssima que quem acompanha o anime ja viu muitas vezes.

Sobre a roupa do Ginjou, não tinha reparado até então como a calça era FEIA. Parece um cervo, sei lá. Muito estranho mesmo. E essas asas roxas de borboleta revelam que o Kubo tem um fetiche pelo animal, só pode, né Aizen?

  Golpe de espada vai, golpe de espada vem, por sorte a luta não ficou monótona e… Ginjou morre. Simples assim.  Quando parece tudo calmo surge Tsukishima pelas costas para um golpe derradeiro. Como o cara com um buraco no meio do peito conseguiu se mover até lá e ainda pular e atacar com tanta normalidade?   Rukia se joga na frente do ataque, mas, não é Rukia, e sim Riruka! (que a sua cabeça de um nó com esses nomes). A FullBringer havia se escondido dentro da shinigami e, ao ver o companheiro atacar, ativou seu poder e saiu de dentro da Kuchiki. Da pra ver o peito dela brilhando antes de se jogar, então fica claro que a atitude foi da Riruka. Isso não impede IchixRuki de admirarem a cena (todos ainda vão ver que no final não vai ter casal nenhum nessa budega).   Ah, ainda não tinha tido a oportunidade de dizer isso aqui no blog: RUKIA BOBOCA PERDEU. Das lutas da saga ela foi a ÚNICA shinigami que perdeu. Vou fazer analise dos episodios que faltaram só pra mostrar isso, rs.

  Com o mínimo de coerencia que se pode esperar, Tsukishima vai ao chão e é resgatado por SUSHIshishigawara. Este carrega aquele pela floresta, e aqui vamos a algumas falas do Tsuki. Ele diz que Ginjou o ensinou a usar seus poderes, mas não o ensinou o que fazer caso ele morresse, caso o abandonasse.   Em seguida temos uma única imagem como flashback dos dois, e essa MUITO me intriga, mas falarei sobre isso mais adiante. Ao ouvir as palavras do discípulo, Tsukishima percebe que na verdade nunca esteve sozinho esse tempo todo. E, aparentemente morre enquanto caminha em direção ao amanhecer carregado pelo único que manteve-se ao seu lado (viu, poético). Sério, eu ainda tenho minhas dúvidas e ele morreu. Porque foi tão, tão… Tão básico. Torço muito para ele aparecer outra vez, mesmo achando muito difícil. E o Shishigawara, será que o veremos de novo?

  Quanto aos outros FullBringers: Jackie não morreu na explosão. Uma pena, não vejo mais utilidade para ela, ainda mais que foi a única que perdeu seu poder. Seria melhor se tivesse terminado com aquela morte honrosa. Yukio, o odiável PSP boy saiu do gelo do Hitsugaya e continua sã e salvo E RYYYYYCO. Cortaram uma fala do mangá, onde ele diz “me dê 3 anos, mais 3 anos e eu estarei forte o suficiente”. Isso me faz crer que pelo menos ele nós veremos novamente (no mangá, claro).

  Riruka foi salva pelo Urahara e companhia. Antes de falar dela admirem essa camisera cafona do Ichigo que mais parece o novo figurino do SHINee de tão hippie que é.

   Orihime chora. Dessa vez não foi irritante, e é a segunda marca registrada dela. não é minha gente? (continue lendo e ache a primeira, rs). Conseguiu ser um momento tão legal que até a Tsundere chorou. ~todos chora~

 Não lembra do “Big Girls Don’t Cry” versão Ichigo? Clique aqui (adoro lembrar isso, rs).

  E aí vem uma cena que gerou certa polêmica no mangá. Riruka vai pra esse lugar com cara de “vou me matar”, faz uso de palavras muito bonitas (é, eu realmente gostei das falas finais dos FB), agradecendo cada um dos que a ajudaram até então e se joga, mas fica BEM claro que ela pula depois e segue adiante sabe-se-Deus para onde. No mangá tinha ficado a dúvida se tinha se suicidado ou não PS: se você não conhece de qual musica vem o trecho da imagem clique aqui (XtremeDivider FM).

  Agora, de volta à Soul Society. Ichigo aparece lá do nada ao lado da coruja Rukia e surpreende a cacatua Renji.

  Momento de humor em Bleach é sempre divertido, pena que não são tão recorrentes. A maior surpresa é ver os novos visuais dos personagens e os novos capitães! Rose no 3º esquadrão e Kensei no 9º. Ah, Kensei, vamos ao melhores momentos do personagem nos 45 do segundo tempo?

Não, a roupa é só Brimks.

  Hirako retorna ao comando do 5º esquadrão e, pra variar, com visual novo. Até curti a franja, mas essa gravatinha de gogoboy não ficou legal ;/

Ichigo pede o corpo de Ginjou para que ele seja enterrado na na Terra. Isso seria o mesmo que absolve-lo, mas ao dizer que continuará a ser um Shinigami Substituo o ruivo consegue seu pedido.   Antes de passar pelo portal de volta ao mundo humano ele tem um diálogo legal com Rukia que, resumidamente diz que aquele não será o último “adeus”. Os acontecimentos relevantes acabam aí. Nisso começa a ending, que mostra todo o Gotei 13 em vez da animação tradicional. Fique com os melhores momentos e mate um pouquinho as saudades dos personagens que não apareciam há tanto tempo e já se despedem.

Byakuya sorrindo… Nesse momento tive certeza de que era o último episódio mesmo, porque, né?

  Ah, cena depois dos créditos! EBA! Nada demais, só para mostrar a galera da Terra e para Orihime soltar seu bordão uma última vez (SIM, a última fala dela é “kurosaki-kun”).

    Ao final, a última fala do personagem principal é “Até logo.” Como fã não tem como não ter esperanças de que o anime voltará algum dia. Se o mangá recuperar a popularidade creio que o anime volte, sim. Estou na torcida. Aqui nos despedimos da versão em cores dos shinigamis e, Studio Pierrot seu danadinho, fecha com chave de ouro com essa “tabela” sobre o Ichigo que aparece no primeiro episódio de todos e no 1º epi. dessa última temporada. 

_________________________________________________________________

Comentários gerais da temporada.

  Essa foi a primeira saga do anime que eu acompanhei semanalmente, assim me afeiçoei muito a ela. E digo que em muitos momentos a animação superou o mangá, seja no ritmo, nas suas características próprias como a OST e até mesmo na ambientação (muitas vezes falha na obra original). O Estúdio Pierrot fez um trabalho esplendoroso nesses 7 anos e meio de anime. A qualidade da animação se superou a cada episódio nessa reta final, além da maravilhosa opening (que mudava a cada evolução do Ichigo), e das duas ótimas endings. Não tenho do que reclamar do aspecto técnico.

  Sobre a saga em si. O começo dela é realmente lendo e arrastado, mas , ao meu ver, ficou muito bom como suspense. O problema é que Bleach é um Shounen de porradaria, é claro que essa mudança drástica no gênero iria causar a perda de popularidade do mangá. Somando-se isso com os quadros sem cenário e o ritmo lento do Kubo, a decadência de Bleach acabou por refletir nisso: o fim do anime. O lado bom de tudo é que parece que o Kubo aprendeu, e agora está mantendo um ritmo legal nos capítulos semanais.

  Quanto a imagem do flashback curtíssimo que me intriga. Muitas coisas do passado do Ginjou ficaram no ar. Como ele virou um Shinigami Substituto? Por que esse ódio todo? Creio que em algum momento teremos um “Turne Back the Pendulum 2.0” e a história dos Fullbringers será integrada à trama tal qual ocorreu com os Vaizards. Me afeiçoei aos FB (exceto o Giriko, rs)

  Não gostei de todos os personagens terem sumido de cena, deixou a impressão de que toda a saga foi pra nada. Acredito no retorno de Riruka e Yukio, Jackie perdeu os poderes, Tsukishima aparentemente morreu, Giriko is dead e Shishigawara eu nem ouso dizer que fim vai levar.

  O fato é: Ginjou morreu pelas mãos do Ichigo. O personagem principal matou, e não foi um hollow ou arrancar, foi um humano! Isso mostra o amadurecimento do personagem e, pra mim, esse foi o foco: mostrar o lado humano do Ichigo. O quanto ele é vulnerável sem os poderes, que apesar de tudo pode chorar e o quanto pode se superar com a ajuda dos amigos. Clichê? Sim, mas não me recordo de ver outro personagem principal passar por alguma situação parecida (ok, tem o Allen Walker de D.Gray-Man, rs), geralmente eles só correm cegamente em direção a um objetivo. Nem objetivo principal o Morango tem, ele está lá pelos amigos e pela família. 

  A parte que realmente me decepcionou foi o “beLIEve”, onde Ginjou deixa a entender que Ukitake é o vilão por trás de tudo. Eu previ um plot twist e reviravoltas supremas ali, mas não aconteceu nada. Isso deixou os motivos dos FullBringers bem fracos e, por ter gerado uma enorme expectativa, me fez desanimar com a reta final do arco (no mangá).

  Tite Kubo declarou no twitter que chorou (olha ele aí em baixo, pra você que sempre quis ver a cara do mangaká… A mulher ao lado é uma dubladora, não me lembro de qual personagem), os dubladores deram suas despedidas e o diretor também. Se nem o diretor sabe sobre o retorno do anime é bem provável que não tenham planos para voltarem a produzirem Bleach em cores. Talvez aqueles “Até mais” fossem apenas o mais sincero desejo de todos os envolvidos. Torço MUITO (ok, sei que estou sendo repetitivo) para que o mangá volte a fazer sucesso para que voltar a investir no anime seja viável. Gintama passa por isso, de ter temporadas separadas, e duvido muito que o anime do Rock-Lee será duradouro.

  Uma curiosidade é que, especula-se que o nome da série vem de um álbum do Nirvana. Acho isso muito legal, minha banda preferida, queria compartilhar com vocês a informação. xD

  A popularidade da série começou a subir na parte das lutas (o que prova o que falei sobre a mudança de gênero ter sido crucial para o declínio da série) e atualmente Bleach tem se mantido constante no Top 3 dos mangás rankeados. Isso mostra que o final da saga agradou e reforço minha torcida para que a nova saga do mangá leve a série de volta ao topo.

   Contive todo o meu lado fãboy nesse post, sério. Mesmo assim não consegui zoar como de costume e, se querem minha opinião sem ser lapidada: acho uma sacanagem substituírem um anime do tamanho de Bleach por um spin-off de Naruto, ainda mais com o Rock Lee. Por mais que você ame ou odeie qualquer um dos dois, não faz sentido. Se fosse One Piece eu juro que entenderiam, já que os japas idolatram a série do Oda. E o GIF abaixo me define.

  É isso. Fico feliz por poder continuar acompanhando o mangá e os poemas no início de cada volume (que são ótimos). Não terminarei com o “Aye!” e sempre e sim tomarei como minhas as palavras do nosso Shinigami Substituto favorito: Até a próxima!

25 pensamentos sobre “Último episódio de Bleach comentado + Análise geral da saga FullBringer

  1. ”E pra você que conseguiu chegar até o fim do post, deixe um comentário como prêmio de gratificação!” é o que eu colocaria no fim do post, mas como é mais uma despedida que um post de comédia… Luto por Bleach. ;-;

  2. Bleach era\é foda Povo reclamava demais mais como uma implicância ranzinza digna do povo que vê trocentos animes hoje em dia, e nada nunca ta bom. Fico feliz que o mangá ta forte agora e o anime quando voltar será muito bem feito.

    Sobre o rock lee eu acho bom, assim nunca vai tomar o lugar de Bleach, e como um animezinho descartável e bobo quando chegar a hora de Bleach voltar, será FÁCIL chutar esse lixo pro seu devido lugar.

      • O problema dessas histórias do rock, é que elas só exitem pelo fato amaldiçoado do kishimoto ter randomizado ele e outros envolvidos nessas historinhas no mangá ”principal”, as vezes me pergunto se o Kubo tivesse sido e$perto como o kishi, se receberia tantas criticas como recebeu.

        Magina, agradeça a Anne por conta dela que conheci o blog e eu adorei o mesmo logo eu agradeço o espaço. xD

  3. uma pena mesmo q tenha acabado…
    mesmo com toda a enrolação e fillers eu gostava do anime, e gostei muito desses ultimos epi q tiveram uma execução bem rapida..
    espero q algum dia ele volte com a ultima saga do manga.

  4. Nossa, isso é meio estranho, nunca pensei que Bleach fosse acabar assim, digo encerrando-se antes da finalização do mangá do Tite Kubo. Apesar de não ser mais fã da série, eu ainda nutro um carinho espacial com Bleach, pois foi através dele q eu passei a ter um maior contato com os animes.

      • HxH não está seguindo firme e forte com o novo anime? Ah, e isso de cancelarem o anime mesmo tendo o mangá em andamento aconteceu com D.Gray-Man e Reborn tbm… Fico muito triste por DGM até hoje ;/

      • Não exatamente.

        Este é um remake de um anime que parou quando o autor estava dando um break. Mas desde lá, ele continuava e descontinuava o seu manga, assim, sucessivamente, e nunca teve a tal continuação.

        Este será só a melhora dos primeiros breakes dele.

  5. tristeza para uns alegria de outros, não vi todo o anime mas o que eu vi gostei – não estou analisando os fillers – apesar de algumas mancads do KUBO gosto do manga, creio que ele vai encerrar a historia de forma digna, tambem acho que um dia o anime va retornar, meus consolo e um ombro amigo pro MARCO.

  6. Pingback: Shonen Xtreme! [05] – Bleach (cap. 486) & Naruto (cap. 580) « Xtreme Divider

  7. A piada da Kensei [cansei] foi fail. Mas esta foi uma boa análise sobre o episódio e a série. A animação, sem dúvida, foi excelente, sempre achei Bleach melhor em anime, o mangá é zoado pelo próprio autor, o que chega a ser triste. O Fullbringer que me afeiçoei foi o Shishigawara-kun, fraco (assim como os demais), mas tentava ser engraçado. Acho pouquíssimo provável que algum fullbringer reapareça, exceto o Kuugo em um possível TBtP, pois esta foi a fase de ‘trevas’ em vendas e popularidade para o mangá, e deve ter sido por isto que o Kubo ‘matou’ todos, pois mesmo sem gostar dela, seria interessante ter a Riruka no grupo, e o arco fullbring ficaria presente no mangá. Que diferença faz o anime ser substituído por um spin-off? Rock pode não durar por muito tempo (ô seriezinha zuada), mas Bleach não volta nem tão cedo. Enquanto isso, curtamos a série no mangá pois está meio interessante.

  8. eita até hoje eu me pergunto pq acabou ??? COOMMMMOO o ROCK LEE pega o lugar de um anime como Bleach ??? e como FT e HxH ainda tem anime e tera novos Filmes !! isso é uma DROGA !! BORA ANiMAR BLEACH NOS MESMOS !!

  9. CARAMBA BLEACH ACABOU EM 2012 ??!!! Já estou em 2016 me sinto do futuro muito bom os memes dei risada comecei a acompanhar o mangá e to lendo o mais rapido possivel pra chegar a onde parou.

  10. Ttorcer para que um dia volte nosso anime fabuloso … não perderei as esperanças … embora esperei muito para ver um sorriso do Ni-sama kuchiki revolts agora posso morrer em paz … ri bastante da analise do ep . ATÉ A PROXIMA

Deixe um comentário

