Analisando o primeiro episódio de Medaka Box!

Porque a vida é um drama!

  Se você ainda não relacionou o título nem a imagem com o conteúdo do post eu explico. Medaka Box é um mangá da Shonen Jump que acaba de ganhar sua versão em anime. Só por ser da toda poderosa Jump o hype era altíssimo, mas será que esse primeiro episódio atendeu às expectativas?  Antes mesmo da Opening somos apresentados à personagem principal que, com seus longos cabelos azuis, faz uma espécie de “introdução”, que na verdade é um discurso para milhares de alunos. Gostei bastante dessas primeiras falas. Elas podem soar um pouco pretensiosas demais para alguns, mas para mim esse “A vida é um drama!” é a cara da personagem.  Sobre a opening eu li muita gente elogiando e tudo mais, mas… Eu não gostei. O que é mostrado, a música (que tem um nome engraçado e bem coerente com a série, Happy Crazy Box) e tudo mais não me empolgaram nem um pouco. Veja o lado bom, poderia ser pior. Poderia ter os personagens correndo em um campo aberto com o vento soprando no rosto. Pelo menos esse clichê não tem.  Contudo, todavia, entretando, temos o grupinho de vilões observando tudo ao fundo. Só pra esclarecer, eu não li apenas o primeiro capítulo do mangá e nem sei se eles são vilões de verdade, mas fica aí a aposta.

  Mudando de cena vemos Zenkichi (um loiro de cabelo estranho e aparentemente mal humorado) e Shiranui (a menina moe de cabelo azul) conversando na sala de aula. Não gosto dessas menininhas fofinhas e meiguinhas em animes, mas eu consegui sentir que essa Shiranui tem potencial para ser uma grande Troll na série. Se não tivesse lido tantos comentários positivos a respeito da série lá no twitter confesso que assistiria só pela personalidade dessa personagem. Olhem esse sorriso irônico! É possível ler um “foda-se” estampado na cara da menina.

  Em suma Zenkichi é amigo de infância de Medaka, a personagem principal de cabelos longos. Essa é perfeita em tudo o que faz e, mesmo estando no primeiro ano do colégio, ganhou a eleição para Presidente do Conselho com 98% dos votos. Mesmo com todas essas qualidades e sendo praticamente auto-suficiente Medaka arrasta o amigo de infância para a sala do Conselho e diz que tudo o que ela precisa é que ele fique ao seu lado. Eis o lado romântico da série que, ao que tudo indica, será mais desenvolvido adiante. É nessa cena também que vemos outra característica de Medaka Box.  O ecchi. Se você não tinha percebido isso enquanto a Medaka pagava calcinha na opening, ta aí a prova. Odiado por uns fappado amado por outros, pra mim é algo que nem cheira nem fede. Mas é o tipo de coisa que se deve saber para não ver anime com os familiares por perto (vai lá explicar pra sua vó que isso não é putaria).

  Acheio meio forçada a menina se despir ali. E não é nem por ela não ter vergonha do garoto (já que eles tomavam banho juntos até a sexta série e blablabla, é eu ja vi isso algumas vezes. Será que é comum mesmo os japinhas ficaram tomando banho juntos nessa idade? Ta explicado os fetiches doidos deles, enfim, de volta ao post…) é que qual garota tem costume de tirar a roupa do nada? Pelo menos isso não se repetiu, então creio que não será uma característica da Medaka (amém).

  Uma das promessas da personagem durante sua campanha era criar uma caixa de sugestões onde os alunos do colégio poderiam pedir em anonimato que o Conselho ajudasse na resolução de qualquer de seus problemas. Parecido com Sket Dance? Acredito, só soa parecido, na prática difere bastante. Tendo aí a caixa da Medaka (sacou? Medaka Box, caixa da Medaka) a presidente já tem seu primeiro trabalho. Atualmente ela ocupa todos os cargos do Conselho (por isso usa todas as braçadeiras, na verdade cada uma é para um membro) por não ter achado membros à altura, mas isso não a impede de arrastar o Zenkichi nessa primeira tarefa.

    O pedido se refere ao lugar onde treinava o clube de Kendo . Apos esse ter se dissolvido alguns baderneiros tomaram conta do lugar e um aluno (o que fez o pedido e não conhecemos a identidade), que gosta muito do lugar, pede que ele seja “limpo”.  Os dois vão de cara limpa para lá e encontram os baderneiros, além de o lugar completamente acabado. Sinceramente pensei que ia dar merda nessa hora, mas essa primeiro episódio não é lá muito sério. Ao meu ver essa parte só serviu para deixar bem claro o quanto a Medaka é fod*. O “desarme” que ela faz no líder do grupo logo no começo, o tom calmo da sua fala e o uso da técnica de kendo que eu esqueci o nome são provas disso.  Não gente, esse não é o nome da técnica.

  Nessa parte vemos uma característica peculiar de Madoka. Antes de ajudar alguem ela sempre divaga sobre os motivos que levaram aquela pessoa à tal situação. A execução dessa parte no anime me deixou um pouco confusa, porque enquando fala ela vai pro espaço e fica gigante. Só lendo o mangá (onde não tem nada disso, ela só fala) que a anta aqui percebeu que a animação era na verdade uma espécie de metáfora para mostrar o quão longe Medaka ia sem seus próprios pensamentos (não importando se eles estavam certos ou não.  E como ajudar esse povo perdido na vida? Simples, dando-lhes um rumo. Assim, sendo superior a todos em todos os aspectos ela decide treiná-los. A “efetivação” de que o problema foi solucionado sempre se dá com ela fazendo uma cara levemente psicopata. Pode ser que no anime isso não fique muito claro, mas no mangá essas expressões são impagáveis. Mais um traço da personagem que, mesmo com características que poderiam trona-la muito superficial apresenta uma personalidade bem forte e bem construída ao longo desse primeiro episódio. Só o lado “complicada e perfeitinha” que me incomoda um pouco, mas falo disso mais tarde.  Como tudo é muito fácil para ela e, nesse primeiro momento, não tem nenhum oponente à altura, creio que esse episódio seja muito mais psicológico do que físico (algo estranho para um Shonen). Isso se mostra bem nas falas do Zenkishi, dissecando a fundo a personalidade da amiga de infância a cada ato seu. É algo importante para a construção da personagem, mas, assistindo o epi pela 2ª vez, acheio meio massante.   Essa parte do episódio é praticamente isso. Nessa conversa que foi carinhosamente listrada acima Shiranui comenta que Zenkishi deve ser um idiota por sempre se deixar levar e que provavelmente o caso não está encerrado, já que se fosse algo tão simples como só expulsar os desordeiros de lá não seria condizente com a personalidade da Presidente. Com isso a menina de cabelos azuis põe em cheque se Zenkichi realmente conhece Medaka tão bem, mas que naquela tarde haverá uma reunião para decidir novos membros do conselho e que depois disso provavelmente ele estará livre. Levemente irritado e de cara fechada (como ele fica praticamente o episódio todo) o menino volta à sede do clube de Kendo.

  Pra quem não se lembra da velha Genkai de YuYu Hakusho clique aqui.

  Chegando lá ele vê que está tudo limpo, impecável. Medaka fez tudo sozinha e ao vê-lo diz que está atrasado, assim como os outros. Essa fala dela me deixou em dúvida se ela é muito inocente a ponto de acreditar em todos ou extremamente confiante de que suas atitudes teriam o retorno desejado. A menina também deixa claro que não gosta de ouvir alguem se referindo à pessoas como números. Tem um rápido flashback onde ela, treinando o pessoal, diz que faz o que faz só para poder ver mais longe e que ali, por exemplo, pode ver os então desordeiros dando o melhor de si (achei bonitinha essa parte, por mais bobo que seja). Somando-se isso ao fato de ela dizer que os arruaceiros, mesmo não fazendo nada de útil ainda são parte do orgulho da escola e o fato de ela reforçar que que vive para ajudar os estranhos eu repito: tem tudo para ser uma ótima personagem principal com o desenrolar da trama.

   Zenkichi fica revoltado, dizendo que é óbvio que os desordeiros não iam voltar depois do treino árduo do dia anterior, por mais que eles fossem ex-membros do clube. E eis que…  Momento dramático. Achei bem legal a cena com todos voltando. Só que isso mostra que, mais uma vez, Medaka estava certa. Daí Zenkichi começa a lembrar que desde a infância fora assim, que o senso de justiça da amiga é indiscutível e pra não ficar muito chato ele leva uma paulada na cabeça.

  Não, não é brincadeira, ele realmente é nocauteado com um golpe na cabeça. E quem o faz é Hyuga, um aluno da mesma sala que ele e  com cara de psicopata. Ele já tinha sido citado duas vezes no anime até então, mas nada levava a crer que ele era o “inimigo” do episódio.

  De volta à Medaka, que está indo para a tal reunião para recurtar novos membros, eis que surge Shiranuiu. E, na cena mais cômica (sério, não vou descrever pra não perder a graça, quem não viu corre e vê que o episódio vale a pena só por essa parte) até então ela entrega que Hyuga tem problemas com sua personalidade e que foi ele quem fez o pedido do clube de Kendo. Como a Presidente tem o gênio forte ela diz que isso não importa, e que os pedidos deveriam são anonimos e por isso a identidade dele não interessa.

  Cortando para o clube de Kendô, todos foram nocauteados e o “vilão” tem o seu momento para dissertar sobre o porquê é mau. Resumindo ele realmente tem transtornos na personalidade e gosta do esporte com a espada de madeira. Querendo ser um bom menino decidiu ir para um colégio onde o clube de kendô não existia, já que ele não se dá bem com as pessoas. Assim o templo do local estaria livre para ele e só ele treinar sozinho à vontade. Só que não. Tinha aquela galera lá que estava atrapalhando tudo e por isso ele fez o pedido. Só que não era exatamente para converter o povo de volta ao “caminho da espada”, e sim para eliminá-los. E é para isso que ele está lá, para terminar a tarefa.

  Todos ali caídos no chão lembram o quanto amam o kendô e decidem se levantar e blablabla e surge Zenkishi. Ele diz que pretendia ficar se fingindo de desmaiado até tudo acabar, mas ao ouvir aquelas palavras não podia deixar batido e, com um simples soco, sem muita enrolação, dá cabo de Hyuga.  Acabou o episódio? Shiranui esfrega um “I don’t think so” na sua cara. Voltando para casa, todo fudid* por ter tomado uma surra de Zenkishi, Hyuga pensa em como derrotar a ele e a Presidente. E eis que surge ela, a menina de ouro: Medaka. Aqui uma observação que eu não comentei até agora para não ficar repetindo. Medaka tem o costume de aparecer atrás dos personagens, enquanto eles falam, imitando sua pose. Por isso ter se repetido creio que seja um traço da personalidade dela e que veremos se repetir bastante ao longo da série. É muito divertido! Ta aí um bom recurso de humor, mesmo porque ela costuma surgir em momentos inesperados.   A primeira dessas 3 imagens é da opening, ok? Não sei quem é aquele ali também. Mas o caso é que Medaka não está ali para se vingar por ter sido usada. Muito pelo contrário, ela reforça que o conselho esta aí para ser usado. Ela está ali por ter recebido outro pedido! O de corrigir a personalidade (pessoal, desculpa se eu repeti muito essa palavra xD) distorcida de Hyuga. E quem poderia ter pedido tal coisa?   Eu falei que essa menina tem potencial!

  Caso resolvido, lá vamos nós de volta à Zenkishi e Medaka na sala do clube. Por ter ido dar um jeito no Hyuga bem na hora da reunião que traria novos membros ao Conselho, por fim não entrou ninguém novo. A Presidente até mandou uma substituta, mas…  Ok, vou parar de fanboyzar pro lado da Shiranui.

  O locar está com duas flores que antes não estavam ali. Cada uma é referente a um pedido atendido e Medaka diz que seu sonho e ver aquela sala repleta de flores.

  Zenkichi não aguenta e decide pedir para se juntar ao Conselho. Lembram que eu comentei lá em cima que o lado ruim da Medaka ela era não ter um ponto fraco? Pois é, nessa cena ela comenta “Então você finalmente decidiu atender ao MEU pedido?” e isso me soou como se o tal ponto fraco dela fosse Zenkishi. Pode parecer viajem minha, mas acho que seria bem legal, visto que geralmente é o contrário, o homem tendo sua amada como fraqueza para sequestro e afins dos vilões. Não é, Seiya?

  Eis que para recompensar o amigo Medaka ativa mais uma de suas habilidades especiais: Tsudenre! (Pra quem não sabe é um termo usado para se referir a personagens de personalidade “dura” que se mostram meigos em algum momento, Asuka de Evangelion por exemplo) Gente, como eu ri nessa parte. E pra mim o Zenkichi é até mais Tsundere do que ela, porque fica de cara feia o episódio todo e nos 45 do último tempo fala “Eu sabia que seria assim, afim, eu estou apaixonado pela Medaka”. Como a vida não tá fácil pra ninguém ele recebe o mais baixo posto do Conselho e terá de se esforçar se quiser subir na “hierarquia” do mesmo.  Sobre a parte técnica eu não tenho do que reclamar. E afinal de contas, mesmo com as mancadas, quem está tomando conta da animação é o estúdio Gainax . O Character Design me pareceu bem fiel ao mangá e o mesmo vale par ao enredo. Não tivemos ending nesse primeiro episódio, já que os créditos foram mostrados ao longo da cena entre o casal feliz da imagem acima. Deu pra ouvir um pouco da música e me pareceu melhor que a Caixa Feliz Maluca da abertura. Não sei por que, mas o traço me lembra o do Nobuhiro Watsuki (de Samurai X). Acho que são os olhos e as pontas dos cabelos.  É isso pessoal. Não vou fazer análise semanal de Medaka Box porque não tenho tempo, então esse post ficou mais para ajudar vocês a decidirem se vão ou não acompanhar Medaka ou para verem uma outra opinião sobre o primeiro episódio .Não sei se sera um sucesso estrondoso, mas se a proposta é divertir, está se saindo muito bem. Ao termino da temporada volto a falar do anime para fazer um apanhado geral do mesmo. Ah, e não se esqueçam de dar uma olhadinha pra trás de vez em quando para ver se não tem ninguém imitando sua pose (se você olhou para trás agora fez esse autor feliz, xD).

Aye!

7 pensamentos sobre “Analisando o primeiro episódio de Medaka Box!

  1. Pingback: Analisando o primeiro episódio de Kuroko no Basket! « Xtreme Divider

  2. Curti muito o seu site cara, as analises são bem engraçadas e dão um animo pra ler, ta no favoritos e ganhou um novo leitor xD

    Quanto a analise, realmente muito boa, Medaka Box é um mangá fantastico e tem muito a mostrar por parte do anime (que deve esquentar lá pro epi 12/13)…
    Sobre a Shiranui, sim, ela é um belo Troll, você verá no proximo epi caso ele seja bem adptado xD

  3. Pingback: Primeiras Impressões Gerais da temporada de Animes do Verão/2012 « Xtreme Divider

  4. Pingback: Review: O mundo complicado e perfeitinho de Medaka Box | Xtreme Divider

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s