Editora JBC tem novo gerente de conteúdo

Sai Marcelo Del Greco, entra Cassius Medauar. O que esperar da “nova fase” da editora?

  Sem nenhum aviso prévio todos os compradores de mangás no Brasil foram surpreendidos nessa sexta, 25, com a notícia de que Marcelo del Greco passaria o posto de Gerente de Conteúdo da Japan Brazil Communication para Cassius Medauar. Esse apresenta um currículo, no mínimo, confiável, sendo o responsável por implantar a área de quadrinhos na Conrad, lá em meados de 2000, e também por tratar do contato com as editoras estrangeiras.

  O mais surpreendente no anúncio oficial (que você pode conferir na íntegra clicando aqui) é que a própria JBC diz estar entrando em uma nova fase. O que nós, leitores, podemos esperar? Melhora na qualidade física dos mangás? Na tradução? Um, enfim, amadurecimento da editora? Creio que o mais provável seja esse último e que ele não se dará da noite pro dia, sendo uma transição a longo prazo. Se esse é realmente o foco a empresa já começou bem ao dar a notícia em seu site oficial e não por meio do facebook particular de um de seus funcionários, o que me soa como extrema falta de profissionalismo.

  Sobre a figura do agora ex-gerente de conteúdo, Marcelo del Greco, e ignorando qualquer comentário sobre seu lado pessoal, não vou ser hipócrita e exalta-lo como grande profissional só porque ele está saindo da editora, pois eu acho que ele cometeu muitos erros dentro da mesma (como a prática de “anunciar” lançamentos em seu facebook, já citada acima, por exemplo). Mas também não se pode negar que nesses últimos anos, independente da qualidade do produto, a JBC aumentou bastante o número de títulos nas bancas. Não ousando muito, mantendo-se na linha shonen, mainstream e lançando obras que ou já tiveram seu anime exibido por aqui (Saber Marionette J), com um nome da franquia consagrado (Code Geass, Fairy Tail) ou até mesmo dos mesmos autores de obras que já fizeram sucesso (Busou Renkin, Bakuman, Hero Tales) a editora sempre investiu no que era certeza de vendas, e isso não necessariamente é ruim. Quem sabe sob a direção de Cassius ela não invista em títulos menos conhecidos pela maioria dos consumidores ou, até mesmo, não se arrisque em áreas não muito exploradas por ela, como os shoujo e seinen.

  E não tardará muito para sabermos quais serão os novos rumos tomados pela “maior editora de mangás do Brasil” (sic). Nesse dia 12 de Junho (sim, dia dos namorados) será realizado um encontro de jornalistas e leitores com o próprio Medauar, às 19 horas na Livraria Fnac da Avenida Paulista. Vamos esperar a data e ver o que nos aguarda.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Editora JBC tem novo gerente de conteúdo

  1. Pingback: Edição Especial de Sakura e Freezing chegam em Junho pela JBC « Xtreme Divider

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s